terça-feira, 25 de setembro de 2012

As receitas de Carola

Hoje vivi um momento muito especial. Em minhas mãos, estas grandes e desajeitadas mãos, esteve, por alguns minutos, a maior preciosidade de nossa família. Meu objeto de desejo, em anos de pesquisa. Algo que alimentou minha curiosidade e imaginação, uma coisa tão pequena e simples, mas que tomou proporções gigantescas em meu desejo: o CADERNO DE RECEITAS de Carolina von Koseritz!
Quem conhece minha história, ou leu meu livro "Carola", sabe do imenso amor e carinho que dedico à minha trisavó. Mas para quem não sabe, vou dar uma ajudinha: imagine ter em suas mãos algo tão antigo, tão rico em significado, tão precioso... Um pequeno caderno, do tipo brochura, de capa dura e vermelha. As folhas, finas, delicadas, quase transparentes, desgastadas pelos mais de 100 anos de existência. A caligrafia caprichada e perfeita, escrita a bico de pena, a letra da jovem Carolina...
Aquele caderninho, que para qualquer um meio desavisado, não passaria de uma velharia,esteve nas mãos de Carolina, nas mãos de sua filha Stella, e serviram para orientar as deliciosas e exóticas receitas que alimentavam a família, há tantos anos atrás. Pudins, bolos, sopa... E o indefinível  Pudim de Salmão!
A sensação que tive foi indescritível, misto de alegria e de admiração. Meu coração se aqueceu, vibrou de mansinho e minhas mãos, tão grandes e desajeitadas, fizeram-se leves, para acariciar, cheias de amor, aquelas páginas antigas, amareladas e tão cheias de significado.
Hoje, realizei um sonho! Meu agradecimento sincero à tia Leda Feijó, que proporcionou-me isso!
                                                                                                           
                                                                                                              Silvia M. Kaercher

2 comentários: