Depoimentos

Publico aqui a opinião de quem leu "Carola. Se quiser compartilhar conosco sua opinião, envie um comentário nesta página ou email para silviamkaercher@yahoo.com.br . Agradeço desde já!




Senhora Escritora Sílvia Meirelles K.


Silvia, é verdade quando dizem que o homem de certo e louco tudo tem um pouco e o que está acontecendo comigo ao ler tão rica obra, rindo e chorando, me recordando de tua infância, correndo, brincando junto com tuas primas, eu podia imaginar que um dia teria em minhas mãos um presente que expressasse o amor tão intenso que estaria escondido dentro de tua alma? Jamais. Mas não fugimos das Leis Divinas, aquilo que está guardado um dia vem às mãos.
Sílvia, obrigada, continues, quem herda não furta, tu és a continuação do Carlos von Koseritz.
Sílvia, continues a desbravar o que está oculto na alma da família. Quero ter a felicidade de ler mais um livros escrito por ti. Amo demais os livros, o que conheço hoje é através deles.


Beijos, Silvia. Seja feliz.


Sônia 


(Sônia Feijó é uma prima da autora, por parte de avô materno, hoje com 90 anos.)


Sílvia,


Li o seu livro: Carola.
Tenho certeza de que não foi fácil para você colocar no papel esta história. Foi um trabalho de pesquisa, estudos, horas concentrada para elaborar esta matéria. Gostei do livro, fiquei curioso para chegar ao fim e conhecer o drama de Carlos, Carola, Firoca, Adelaide, Rodolpho e etc.
O que me espantou, sendo uma história verídica, foram os desencontros afetivos, desenvolvidos em pleno século 19 e 20. Fatos que surpreendem qualquer leitor que acredita na fidelidade e conservadorismo da época. 
Cumprimento-a. Peço que o próximo livro seu seja menos triste, para alegrar a nossa alma.


Abraço, parabéns!
 Ruy Meirelles


Senhora Sílvia, obrigado por desperdiçar seu tempo me lendo, mas acontece que o assunto de há muito me fascinava, daí que me é  muito útil este contato.

-É que através das leituras, tornei-me“maragato-federalista” por não concordar com os crimes cometidos pelo Dr.Júlio de Castilhos. Em sendo assim,por conseqüência, passei a admirar Carlos Von Koseritz e todos os gasparistas, que os republicanos tanto fizeram para obscurecer. Pois como é sabido, Koseritz faleceu em conseqüência dos maus tratos que sofreu com sua prisão.
-Transmito-lhe minha admiração e valoração do vosso trabalho profundo em “desenterrar”todo este passado.Tenho tentado conseguir cópia de documento simples do meu bisavô,e tenho encontrado todas as dificuldades. Imagino a senhora, quanta dificuldade. Não fosse, verdadeiramente, a possibilidade do desenterrio de uma(s) extraordinária(s) histórias e fatos, talvez não tivesse suportado. Mas,de qualquer forma, a senhora nos trouxe à luz a vida de Carlos, que admirava muito, e agora passei a admirar também Carolina cuja, nem sabia de sua existência, assim como de suas irmãs.
 (...)
-Essa história, a senhora pode estar certa, é a mesma da maioria das famílias daquele tempo. Não tinham futuro. Uma grande luz como Carolina teve razão em concluir que jogou a vida fora. Mas não foi só ela. Foram muitos.
(...)
-Aguardo seu próximo livro.Desejo-lhe muita sorte e felicidade.

Carlos Afonso Franco.




Oi Silvia,

Adorei ler Carola. Vê-se que o livro foi muito bem pesquisado. Ele conta com graça não somente a interessante história da Carola, mas da família Koseritz  e sua época.  Li bem devagar para saboreá-lo.
Minha avó Elza foi praticamente obrigada pela  mãe a casar-se com o vovô Urbano. A vovó Zizi  dizia que ela precisava casar para salvar o irmãozinho e a elas da  miséria em que viviam.  O vovô  era um homem muito bonito, um tipo Clark Gable, o  Rhet Buttler de “E O Vento Levou”, se você assistiu este clássico do cinema.
Pretende escrever outros livros?
Abraços,

Elza Maria Gower

(Elza M. Gower é descendente de Zelinda Koseritz)


 Fiz propaganda do Livro Carola, escrito pela Silvia Meirelles Käercher, sem lê-lo. Agora eu posso dar um testemunho fidedigno, pois li o livro em dois dias, é uma leitura apaixonante, histórica e com nuances espíritas; foi muito bem escrito, são 268 páginas de uma história envolvente. É sobre a vida de Carola, filha do Barão von Koseritz. 
Não estou fazendo propaganda por ter sido editado pela Editora Novitas, mas sim porque vale a pena



Angela L. Coelho. 


(Angela L. Coelho é autora do blog "A Medica Frustrada".)




Eu li o livro Carola antes da edição e terminei de ler a segunda vez ontem, depois da edição. O livro realmente é muito bom. Fala sobre Carolina von Koseritz que foi jornalista e tradutora. Carolina traduziu obras para o português de escritores europeus e trabalhou em conjunto com seu pai, Carlos von Koseritz, que foi jornalista, escritor e político.
A história é super envolvente, com passagens históricas e algumas pitadas de espiritismo.
O que mais gosto no livro é a força de Carolina, que fica estampada nas diversas passagens.  Após duas leituras de lazer e uma de trabalho, só posso dizer que o livro é ótimo e vale a pena ser lido.


Letícia Losekann Coelho


(Leticia L. Coelho é editora da Novitas)


Carola é um bom livro, escrito com determinação e coragem, além disso, tem mais um significado, através dele compreendemos melhor a vida no Rio Grande do Sul daquela época. Nem tudo é bonito, nem tudo é repleto de moral, como a maioria dos livros que relatam o passado das famílias, mas é simples e real como a própria vida. 


Ruth Fleury



Sílvia, são 4:27 da manhã, terminei agora de ler o Carola, pois de um ponto em diante, não consegui mais parar de ler. Agora estou me refazendo para conseguir dormir, tamanha emoção que senti lendo. Chorei copiosamente, de uma altura da leitura até a última palavra, ou o último suspiro da Carola de dor e libertação, da alegria do reencontro, da Carola menina, da Carola a frente de seu tempo, da Carola mulher presa aos sonhos...enfim..Uma linda história de amor, dor e ideais....triste....mas intensamente vivida, de muitas tragédias...mas de uma ligação além das dimensões de Amor!!!! pela tua sensibilidade...vivi cada emoção com eles, cheguei a sonhar, sofri junto, chorei com eles e me apaixonei!!!! Sinto-me íntima dessas pessoas....Obrigada!!!
Dos extremos da Carola filha....para Carola mãe....e novamente a Carola filha.....eu como mãe não preciso nem te dizer, você sabe também....é emoção pura!!!!


Valéria Costa.




Foi emocionante para mim, meus antepassados tomaram corpo,ganharam vida. Tudo se explica, tudo se entende e percebe-se que cada um fez o melhor que pode da sua vida, gente como a gente. É como uma onda que se formasse lá no longínquo passado e viesse quebrar aos nossos pés, desdobrando-se em nossa vida, trazendo 'stellas', estrelas preciosas de ensinamento e coragem. Reverencio essas pessoas que abriram os caminhos que trilhamos agora, com suas pedras e flores, erros e acertos.





Lenize Feijó Meirelles, descendente de Carolina von Koseritz e mãe da autora



"OI Tuti, hoje (domingo) terminei de ler o livro CAROLA. AMEI, com todas as letras!Me emocionei MUITO, realmente vivi a historia... Imagino como foi pra vocês, que tem o sangue correndo nas veias. 
Me deixei envolver pelo livro, acho q li entre 2-3 dias, serio! Quando gosto de um livro é assim: como ele. Também gostei da forma de como a historia do RS foi entrelaçada com a historia dos von Koseritz... E as peraltices da Stella, entao ??? Podia ver o rosto dela através da descrição dos fatos!!!
Espero que a Sílvia continue escrevendo, pois tem MUITO talento, prendeu minha leitura !!! 
Tuti, olha só: quando tu me destes o livro, guardei na mala... Quando cheguei aqui, depois de guardar tudo, peguei o livro.  Quando olho na capa, pensei: "interessante, porque a Silvia colocou a foto DELA na capa?Ok, vou ler e dai vou saber". Quando abro o livro, li o comentario de que as pessoas comentam que ela se parece com a Carola....
Então, as passagens pelo espiritismo e maçonaria ?? TUTI, volto a dizer que gostei muito do livro!!! Agradeço imensamente por vocês dividirem esta alegria comigo, de me presentearem com um pedaço da historia da vida de vocês!!!
 Vou reler o livro daqui há uns meses... Cheguei a pensar que o livro poderia se tornar um filme, uma minissérie, uma novela....Porém, sei q tudo envolve $$$ !!! Mas a historia é comovente !!! 
Quantos anos a Silvia pesquisou ? A dedicação dela é fabulosa !!! Brigadão! 
Desejo pra Sílvia MUITO sucesso com este e os demais livros que virão, com sua habilidade de escritora, assim como o Carlos, Carola, Alceu e Silvia....
Se puderes, repassa este email pra Silvia e cumprimenta toda familia por mim: Le, D. Ieda,Sr. Alceu......... parabens !!! Vocês moram no meu coração...
Beijão, Magda."


Magda Roch, por email, para Aurea Juliana Feijó, tia da autora de Carola.