terça-feira, 30 de outubro de 2012

Não estamos sós, Manny!

Manny, o mamute solitário
No filme de animação A Era do Gelo 2 (2006), o mamute Manny vive a triste sina de ser o último de sua espécie. É o que todos lhe dizem, embora ele não queira acreditar. Ser o último significa que, ao morrer, não apenas você, mas toda a sua linhagem deixa de existir. Ser o último também significa estar sozinho no mundo, sem outros como você. Todos somos únicos, mas ninguém quer ser o único sozinho.
Nossa família vivia este dilema também. Por anos, procurei descendentes da família Koseritz, alguém com o sobrenome, que parecia haver se extinguido com a morte das filhas de Carlos von Koseritz. Kurt e Tony, os irmãos de Carlos,  não deixaram herdeiros. Uma solidão mundial me invadia. Não haveriam outros, no mundo todo? Éramos uma célula única?
Mas assim como para Manny, um dia a nossa solidão terminou. Sim, haviam outros de nós, outros apaixonados pela família Koseritz e seu legado, pares que também nos buscavam!
Brasão da Família Koseritz
A internet e o Facebook facilitaram o encontro da família Koseritz brasileira e a alemã, sendo o único entrave real o idioma, obstáculo facilmente ultrapassado pelos tradutores simultâneos, embora não sem algum ruído na comunicação... Coisas que, na alegria da descoberta, não têm a menor importância!
Identifiquei-me com Manny e sua solidão universal. Senti-me como Manny, e sua descoberta de um futuro promissor. Assim como Manny, apaixonei-me por esses outros de nós. Tê-los agora, entre meus amigos virtuais é muito bom!
Sejam bem vindos, queridos primos! É muito boa a sensação de não sermos mais sós!

                        Sílvia Meirelles Kaercher, uma Koseritz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário