segunda-feira, 25 de março de 2013

Ovos decorados para Páscoa

Faz parte da tradição alemã, e outras de origem europeias, decorar ovos para a Páscoa. Aqui no Brasil, esta tradição vem se apagando. Na minha infância, via minha avó com as mãos misteriosamente roxas, nos dias que antecediam a Páscoa, e a justificativa era sempre a mesma:
- " Eu ajudei o Coelhinho."
No Domingo de Páscoa, ovos cozidos e de cor arroxeada apareciam em nossos ninhos e eu desconfiava que aquele havia sido o trabalho da vó Ieda.
Depois de adulta, era com grande prazer que ensinava meus alunos a técnica de tingir ovos que aprendi com ela. Mas, de uns anos para cá, parei de lecionar e a técnica ficou esquecida.
Recentemente, em uma conversa com minha prima alemã, decidi que iria reviver esta cultura com meus filhos, para que, um dia, eles possam passá-la adiante, para meus netos. Foi uma experiência incrível (e lambuzada!).
Se você também quer fazer, siga as instruções e BOA PÁSCOA!

OVOS TINGIDOS:
* MATERIAIS:
- Ovos de galinha brancos (cozidos ou apenas a casca)
- Papel crepom ou seda
- Água com vinagre
- Papelotine
- Tesoura e cola
- Amendoim doce, bala de goma, mm's...


MODO DE FAZER:

Cozinhe os ovos com água, vinagre e sal. Cuide para que não rachem. Deixe esfriar e reserve.
Se preferir, você pode fazer ovos recheados, então faça uma pequenas abertura em um dos lados. Retire a clara e a gema,lave bem, com água e depois com álcool e deixe secar.

                                   
Rasgue pequenas tiras de papel crepom, de cores variadas. Umedeça o papel na água com vinagre e cubra o ovo, sem deixar nenhuma parte branca aparecendo. Quanto mais amassado ficar o papel, mais bonito ficará o efeito.

 Deixe a tinta do papel agir na casca por alguns minutos e depois retire o papel.

Deixe os ovos secarem bem. Os ovos cozidos podem ir à geladeira. As cascas vazias, podem ser recheadas com balinhas, amendoim doce, mm's, confete, ou o que desejares. Depois de recheá-los, cole um pepelotine para fechar.



Pode dar uma sujeirinha, por isso, não esqueça de cobrir o local que fores utilizar, com plástico ou jornal... Eu esqueci, precisei de muito braço e água com sabão para limpar a mesa depois...rsrs. As mãos, com o tempo voltam ao normal. Mas aí é que está o legal da tradição: Você ajudou o coelhinho, por isso suas mãos estão coloridas!

                                     



BOA DIVERSÃO E BOA PÁSCOA!

Sílvia Meirelles Kaercher e filhos, ajudantes do coelhinho!

3 comentários:

  1. Linda tradição, Silvia !
    Parabéns pelo empenho em não
    deixá-la cair no esquecimento,
    e muito obrigada pelo passo a passo.
    Abraços !
    Iara

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Iara! Espero que tenha aproveitado.

    ResponderExcluir
  3. Vou reviver a tradição de minha família alemã...ovos pintados com crepon e recheados com cri-cri

    ResponderExcluir