segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Exposição Brasileira-Allemã, de 1881




A Exposição Brasileira-Allemã, realizada de outubro de 1881 a fevereiro de 1882, em Porto Alegre/RS, foi a maior de seu gênero em todo o Império Brasileiro. Seu presidente foi CARLOS VON KOSERITZ. 
O grande objetivo da Exposição era divulgar os produtos brasileiros para os enviados dos principais mercados da Alemanha e, em contrapartida, apresentar aos brasileiros os produtos fabricados pelos alemães. A Sociedade Central de Geografhia Commercial de Berlim, através de sua filial em Porto Alegre, divulgou o evento na Alemanha, obtendo junto a várias e importantes indústrias a presença de seus produtos, alguns já conhecidos e premiados na Europa. Várias províncias enviaram amostras de seus principais produtos, destinados à possível exportação para o mercado alemão. Toda a movimentação de transporte das cargas era gratuita para os brasileiros e patrocinada pela Província do Rio Grande do Sul. O Presidente da Província, autorizado pela Assembléia Legislativa, determinou um crédito de 40 contos para auxiliar nas despesas da Exposição.
Foi a primeira Exposição Internacional em todo o Império. Localizava-se na Rua da Olaria (atual Lima e Silva), exatamente onde hoje encontra-se o Supermercado Zaffari Lima e Silva. O terreno pertencia à chácara de Carlos Trein.
Koseritz era o presidente da Exposição, mas estava ombreado por grandes homens: Frederico Haensel, Ramiro Barcelos, Graciano Azambuja, Gaspar Rechsteiner, além de Ter Brügger e Carlos Jaensen.
Apesar dos protestos e das críticas de que foram alvo os organizadores do evento, a Exposição Brasileira-Allemã realizou-se, foi muito comentada e atraiu um bom público. Linhas de bondes foram colocadas da Praça da Alfândega até a Rua da Olaria, onde se realizava o evento. O público adquirira os bilhetes, individuais ou familiares, sempre nominais.
De sucesso estrondoso e excelente público, a Exposição conquistou admiradores, mas não calou os opositores, que insistiam em chamar o Palácio de Exposições de “uma gaiola de estacas e sarrafos” e que, na realidade, era um grande chalé de 2 mil metros quadrados, com vários pavilhões, bandeiras a enfeitar-lhe a entrada e todo ajardinado, como pode-se notar pela gravura acima.
A Exposição Brasileira-Allemã durou cinco meses. Mas depois de muitas brigas entre os participantes das competições e o júri, alguns premiados nos concursos devolveram suas prendas, em protesto. Após uma acirrada discussão entre os alguns organizadores da Exposição e o público a respeito de uma corrida de cavalos, houve um grande incêndio no Palácio de Exposições e tudo foi perdido. Sobraram apenas os escombros dos pavilhões.
Neste incêndio, Koseritz perdeu sua coleção etnográfica, que contava com peças belíssimas dos índios brasileiros e que foi objeto de seu estudo e tema de um livro.


(Fonte: Livro Carola, de Sílvia Meirelles Kaercher; Ed.Novitas/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário