sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobre os protestos

Tenho me questionado, nestes últimos dias, a respeito dos acontecimentos recentes, de protestos legítimos e violência gratuita, qual seria a posição de Carlos von Koseritz no momento atual. Ele, que sempre se posicionou favorável à critica, ao debate e manifestou-e publicamente diversas vezes contra os atos do governo monárquico e presidencial.

Lembrei, então, que foi a partir de uma manifestação popular, em maio de 1890, em Porto Alegre, e atiçada por partidos políticos, que se desencadearam os desmandos, mortes e prisões que antecederam o cárcere privado de que foi vítima o jornalista e sua família. Acusado, injustamente, de participar dos protestos, usado como bode expiatório e feito refém de seus inimigos políticos, morreu poucos dias depois, de um ataque cardíaco, hoje sabemos, motivado pelo grande stress emocional que sofreu.

Em momentos de grande clamor público, tem-se que temer as injustiças e os aproveitadores. Vejo com grande alegria a manifestação de todo o nosso povo, mas também com muito receio do resultado final de tudo isso. Para a família de Koseritz, foi o luto.
Que para todos nós, o saldo final seja de mudança, maturidade e cidadania. Tenho certeza de que seria este o desejo de Koseritz.

Silvia Meirelles Kaercher

Nenhum comentário:

Postar um comentário