sábado, 12 de novembro de 2011

Bibliografia de Carlos von Koseritz

Carlos von Koseritz foi um escritor compulsivo! Além de colaborar com diversos jornais de sua época, mantinha seus próprios semanários e diários, escrevendo em português e alemão. Por vezes, vendia artigos para outros jornais e escrevia textos para outros assinarem.
Mas a imensa maioria de sua obra admirável, encontra-se deteriorada nas páginas amareladas e esquecidas dos jornais do século XIX. Alguns destes textos formaram livros e uma pequena minoria sobreviveu ao tempo e ao esquecimento. Na biblioteca da Unisinos, encontram-se alguns exemplares e outros textos estão compilados em livros de autores que o estudaram.
Koseritz publicou textos nas mais variadas formas: peças de teatro; romances;livros didáticos; artigos científicos; relatos de viagens, peças teatrais, e nos mais variados temas: economia, etnologia, germanismo, maçonaria, direito, religião, romances e poesias. Sua obra é vasta e admirável.
Dentre todos os textos de Koseritz, o que alcançou nosso tempo ainda em publicação foi o diário de viagem "Imagens do Brasil", onde narra os meses que passou no Rio de Janeiro, então capital do Império, e suas impressões a respeito do ambiente social, cultural e político. Originalmente publicado em uma coluna em seu jornal "Gazeta de Porto Alegre", os textos foram reunidos em um livro e  publicados inicialmente em alemão e mais tarde traduzido por Afonso Arinos.
De leitura agradável, possibilita-nos uma viagem ao tempo do império, encontros com D. Pedro II e outras grandes figuras de nossa História, além de uma visita a uma cidade em toda a sua grandiosidade: a Capital do Império Brasileiro, Rio de Janeiro, em um relato fidedigno de como era a vida naquele tempo. É um livro indispensável para o conhecimento da última década do Império Brasileiro.


Imperdível!

Obs.: Edições esgotadas, disponível apenas em sebos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário